sábado, 26 de janeiro de 2013

Sobre a depressão

Acontece que me irrito por vê-la naquele estado inercial deprimente. Faz o almoço todo bonitinho porque o marido vem comer, mas quando ele volta pro trabalho, ela volta pra cama. Ela deita e não sai de lá. Já peguei ela várias vezes deitada de olho aberto. Pergunto: "Ué se não tá com sono então porque tá aí deitada? Vá fazer alguma coisa!". Ela só responde "Não tenho vontade" ou então "Tô pensando na vida". É claro que ela faz muito por mim. Acordava cedinho só pra me fazer o café da manhã antes de eu ir pra escola. Isso é só uma das milhares de coisas que ela fazia/faz por mim. Comecei a valorizá-las na ausência dela. Quando fui obrigada a fazer todas as coisas que ela fazia todo dia por nós. E o que eu descobri? Bom, não me restava tempo para ver minhas séries da Warner, sair com meus amigos e cuidar de mim mesma. Então eu, na minha iludida felicidade, achei que tinha encontrado a solução. "Vá cuidar de si mesma!" eu dizia. "Você faz tanto por nós mas o que você faz por você mesma? O que você gosta de fazer? Vá e faça." Percebi que não é assim tão fácil. Porque adultos têm sofrimentos acumulados por tantos anos, coisas da vida que eles não podem mudar e isso os deprime. Quando jovens, sonham alto e viram adultos frustrados. Já deixei de me queixar secretamente "Será que e meu irmãos não somos motivo suficiente para a felicidade dela?" mas isso é egocêntrico demais. E eu amadureci.


Desculpe
Estou um pouco atrasado
Mas espero que ainda dê tempo
De dizer que andei
Errado e eu entendo
                  Nando Reis

3 comentários:

  1. Ola Geminis!
    Passo sempre por aqui,nunca tenho o que comentar sobre os textos,mas gosto de todos,esse em especial me fez pensar estar me olhando no espelho enquanto o lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, obrigada por acompanhar meus desabafos... Sempre há alguém que se identifica com o que pensamos, né?
      Mas em se tratando da depressão, isso é um assunto seríssimo. É preciso de ajuda... Tanto de profissionais como de amigos e, principalmente, da família. Se você sofre de depressão procure ajuda.
      Boa sorte na sua luta. Beijos carinhosos.

      Excluir
  2. Acredito que não seja Depressão..rs um dia quem sabe pode vir a ser! hehe bjão

    ResponderExcluir